sexta-feira, 3 de maio de 2013

(031) 2009 - Viagem à Patagônia e à Terra do Fogo - O PLANEJAMENTO

Neste ano de 2009 resolvemos continuar nossa peregrinação pela Argentina e pelo Chile, no nosso carro, aproveitando a experiência e o preparo adquiridos com a viagem do ano passado.
Devido a essa experiência, desta vez o planejamento foi muitíssimo mais fácil, pois não tivemos que consultar as embaixadas, uma vez que todos os aspectos legais e práticos envolvidos – das moedas, das pessoas e do veículo – já eram conhecidos nossos. O trabalho limitou-se à escolha do roteiro e à adequação daquilo que queríamos conhecer aos dias de férias que dispúnhamos.
Começamos a esboçar o plano em JAN/2009. Para consultas, comprei 4 guias de viagem:
a)  Rough Guide Chile – ISBN 9 788574-025735;
b)  Rough Guide Argentina – ISBN 9 788574-026046),
c)  Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul - ISBN 85-87896-02-4 - de Zizo Asnis & Os Viajantes, sobre a América do Sul, este o melhor e mais completo de todos;
d)  Mágica Ruta 40ISBN 987-9011-54-6 - de Federico B. Kirbus (em espanhol), que traz algumas informações sobre a famosa Ruta Nacional 40 - RN-40 (este guia foi-nos presenteado pelo meu primo Alexandre e sua esposa Cristina, que o compraram em Bariloche, em viagem de JUL/2009).
Além disso, adquiri, por intermédio de uma amiga que passou uma temporada em Buenos Aires (Luciana Berquo), o Guia YPF da Argentina, com mapas rodoviários e informações sobre hotéis e pontos turísticos. É o nosso Guia 4 Rodas bastante melhorado.
Um roteiro inicial foi elaborado e consumia 34 dias corridos de viagem, com expectativa de se rodar aproximadamente 17 mil quilômetros.
Depois de conversarmos com um casal amigo da Clênia (o Eduardo), que já foi diversas vezes (de carro) aos países que pretendíamos voltar a visitar, resolvemos acrescentar ao nosso plano original um percurso sugerido de uns 1.100 km, que consumirá 4 dias mais e totalizará 38 dias corridos de viagem.
Já a uns 40 dias da data da nossa partida, duas questões passaram a ocupar meus pensamentos: a especificação do óleo a ser utilizado no motor e a aquisição de mais um galão de 20 litros para combustível.
A preocupação com o óleo foi em decorrência da probabilidade de pegarmos temperaturas inferiores a (-)8º C, quando o produto que utilizo (viscosidade 15W-40) passaria a ser inadequado.
Acabei decidindo levar óleo na viscosidade 10W-40, adequado para temperaturas ainda mais baixas.
Sobre o galão a mais, preocuparam-me informações de que na região da Patagônia é comum se chegar a um posto e o combustível estar em falta.
Como em alguns momentos estaremos percorrendo distâncias de até 700 km por estradas de terra, onde esse risco é ainda maior, optei por adquirir outro galão de 20 litros, semelhante ao que já possuo. Agora, nossa reserva passou a ser de 40 litros, o que amplia nossa autonomia para, no mínimo, mais 300 km (consumo de 7,5 km/litro).
Enfim, nesta viagem vamos conhecer uma parte da Patagônia Argentina e Chilena, bem como a Terra do Fogo.
A seguir, apresento um breve resumo das localidades por onde pretendemos passar (transcrição adaptada dos guias consultados nas pesquisas):
Patagônia Argentina:
Representa a natureza em um de seus mais imaculados e desoladores estados, e atraiu à localidade exploradores como o biólogo Chalés Darwin, na década de 1830.
Ocupa quase 1/3 de todo o território argentino, e compreende as províncias de Neuquén, Rio Negro, Chubut e Santa Cruz.
Geograficamente a Patagônia pode ser dividida em duas áreas distintas: a Patagônia Atlântica e a Patagônia Andina.
A Patagônia Atlântica caracteriza-se por apresentar uma porção continental, de vegetação rasteira, desértica, uma típica imagem desoladora, onde uma estrada segue por quilômetros no meio do nada, e uma porção oceânica, bastante rica e povoada por pingüins, baleias, leões-marinhos e lobos-do-mar, que fazem dessa a região com maior concentração de animais marinhos do planeta. A Península Valdes é o local ideal para conhecer um Atlântico convertido em santuário ecológico.
Já a Patagônia Andina nem parece a mesma região. Dominada pela Cordilheira dos Andes, o cenário apresenta montanhas com picos eternamente nevados, geleiras, regiões florestais e lagos que lembram pinturas. Merece destaque o Parque Nacional de Los Glaciares, uma área coberta de gelo e de icebergs, onde o Glaciar Perito Moreno hipnotiza a visão do visitante.
Patagônia Chilena:
É o território mais remoto do Chile, localizado em uma área montanhosa repleta de rios, geleiras e vida selvagem. O clima, quase sempre chuvoso e com fortes ventanias (principalmente fora do verão), é o maior obstáculo no caminho da viagem perfeita.
A grande atração é o fantástico Parque Nacional Torres del Paine, e as horas (ou dias) de trekking neste inacreditável cenário são memoráveis, com ou sem chuva.
Terra do Fogo:
A região não tem esse nome por acaso: devido ao seu clima extremamente frio e inóspito, os indígenas locais mantinham fogueiras permanentemente acesas para se aquecer.
O lugar tem um visual fantástico e único: é aqui que terminam (ou começam) as Américas, e aonde os ventos vindos da Antártica sopram incessantemente. Incontáveis ilhas, pequenos canais, icebergs, lagos, flora e fauna diversificadas formam um conjunto magnífico. Não é à toa que viajantes de todas as partes do mundo se deslocam até a Terra do Fogo, que tem Ushuaia como sua mais importante cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha primeira língua é o português (português do Brasil), mas entendo um pouco o espanhol e o inglês.

Registre aqui seu comentário ou sua dúvida, que eu tentarei responder o mais breve possível.
*******************************************************************
My first language is Portuguese (Brazilian Portuguese), but I understand a little Spanish and English.

Register here your comment or question. I will try to respond as soon as possible.
**********************************************************************************
Mi lengua materna es el portugués (Portugués de Brasil), pero entiendo un poco de Español e Inglés.

Regístrese aquí tu comentario o pregunta. Voy a tratar de responder lo más pronto posible.