quinta-feira, 2 de maio de 2013

(019) 2008 - Viagem ao Deserto do Atacama - CHILE: PICA - SAN PEDRO DE ATACAMA (TERMAS DE PURITANA E OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO)

22º DIA – 10.10.2008 – 6ª feira
(CHILE: Pica - San Pedro de Atacama)

Acordei às 7h20. Ontem foi difícil para dormir, com a algazarra dos outros hóspedes. Acho que não eram músicos, mas estudantes que vieram passar o fim de semana em Pica. O barulho para acomodar tanta gente durou até quase às 2 h. Pedi para fazerem silêncio por duas vezes, mas não adiantou muito.
Antes do café, conhecemos um grupo de franceses que estava no hotel, de saída para passeios. Um deles, que falava espanhol, nos disse que o grupo tinha alugado uma van em Santiago, mas que era um carro velho, fraco e poeirento, não adequado para os passeios de altiplano. Seu nome era Jaques.
Pagamos CH$ 38.000,00 (US$ 71,97) por duas diárias e pela garagem, esta cobrada à parte, detalhe que não sabíamos.
Quando deixamos o hotel, já eram quase 9 h. Seguimos para San Pedro de Atacama.
Paramos em Calama, onde abastecemos o carro e fomos ao mercado para comprar queijo, presunto, suco, pão e algumas outras coisas que, apesar de ter em San Pedro, lá são mais caras e nem sempre de qualidade.
Visitamos uma Concessionária Suzuki, para ver de perto o Grand Vitara novo, de duas portas.
Olhando o Suzuki Grand Vitara 2 portas, motor 2.4 (164 HP): preço CH$ 9.690.000,00, equivalente a US$ 18.352,27 (R$ 44.045,45)

É lindo e custa bem barato, menos de US$ 19.000,00. Fiquei babando, mas só na vontade, pois a vendedora nos disse que nunca vendeu carro para ser usado em outro país.
Peguei o folder do que tem motor 2.4, com 164 HP. Um sonho de consumo!
Mesmo assim, os vendedores foram bem gentis e nos deram a dica de perguntar na embaixada como se faz para importar carros assim.
Almoçamos quase às 15 h, no Shopping de Calama, chamado de Mall por aqui.
Comprei batons da Revlon, da cor que eu gosto e por um preço equivalente a R$ 16,00. Bem barato!
O Marcio queria trocar o óleo do carro por aqui, mas teríamos que esperar até às 16h30, devido à siesta. O comércio dá um intervalo das 13 h às 16h30, pode???!!!. Deixamos para fazerm em San Pedro de Atacama mesmo.
O visual da estrada para quem vai chegando a San Pedro é demais, com serras, vulcões e dunas. Demais! Um bom teste para a máquina fotográfica nova.
O Marcio não pára de roer as unhas, ansioso, apesar de atribuir a roedeira à falta de manicure.
Na estrada encontramos três ciclistas chilenos, de Santiago, fazendo a mesma viagem, mas de bicicleta. Fizeram sinal para que parássemos, pois um deles estava mal com a altitude de mais de 3.000 m.
Demos a eles AAS. O Marcio tirou uma foto com eles e seguimos.

Ciclistas chilenos viajando de Santiago para San Pedro de Atacama - Chile

Chegamos à poeirenta, seca e já conhecida San Pedro de Atacama.

Cena comum em San Pedro de Atacama: mochileiros

Fomos a uma pousada em frente à que ficamos anteriormente, mas estava lotada, coisa que é comum em finais de semana por aqui.
Corremos para o Hostal La Casa de Mireya, a que ficamos na outra vez, que também estava lotada. Mas a Mari, a recepcionista já conhecida nossa, ligou para a vizinha e conseguiu vaga para nós.
Ficamos no Residencial Chiloé. Os quartos ficam nos fundos e é chique, por ter WC privado e estacionamento na porta. Aqui faz menos poeira do que na outra.
Lavamos roupa e saímos para jantar. Antes, fomos à loja que vende o tour astronômico e fizemos reserva para amanhã, uma vez que para hoje não tinha mais vaga. Custou CH$ 12.000,00 (US$ 22,73) por pessoa.
Fomos a uma lan-house de um chileno que se formou em Ciências da Computação em São Paulo, em 1990. Eu usei o meu laptop com o Wi-Fi da loja; o Marcio usou uma máquina local.
O Marcio roia tanto as unhas que dava agonia. Além disso, tinha uma americana falando com a mãe no Skype, com voz bem alta, e eu não conseguia me concentrar. Tive que colocar fone de ouvido e ouvir música para poder continuar usando a internet.
Jantamos lasanha vegetariana no Restaurante La Cave. Apesar do nome, os preços dos vinhos eram proibitivos. Em San Pedro de Atacama, assim como em cidades com acesso difícil e muito turísticas, tudo costuma ser bem mais caro.
Voltamos para o hotel e estamos um prego. Amanhã iremos tomar banho de água quente nas Termas de Puritama.

Está sendo muito comum nesta viagem cruzar com pessoas viajando de bicicleta. É uma aventura!
Na primeira vez que estivemos por aqui, há umas duas semanas, conheci na aduana dois gaúchos de Passo Fundo que viajavam de moto. O incrível é que um deles estava em uma BMW de 1.200 cc, do tipo Super-Trail, enquanto o outro ia numa Honda Twister, de apenas 250 cc, e Street. Imagina!!! Devem ser muito amigos mesmo.
A lasanha que pedimos no jantar era muitíssimo bem servida e sobrou. Pedimos para embalar para viagem e levamos. Já virou rotina nessa viagem a gente almoçar as sobras da véspera durante os passeios, estacionados em lugares com vista deslumbrante.

23º DIA – 11.10.2008 – Sábado

(CHILE: San Pedro de Atacama)

Acordamos às 8 h. Tomamos um café da manhã semelhante ao servido na Pousada La Casa de Mireya e saímos abastecidos de comida para o dia.
Os nossos vizinhos de quarto são austríacos. O homem é de Innsbruck. Acabamos fazendo amizade com eles e trocando informações sobre os passeios que já tínhamos feito.
Saímos para as Termas de Puritama, a 30 Km da cidade, em altitude de mais de 3.000 m.
Desta vez o local estava aberto, pois da outra em que estivemos em San Pedro de Atacama, quando chegamos lá estava fechado.
No local há um oásis encravado no areião do altiplano andino. Ao longo do rio, existem oito piscinas naturais, com algumas corredeiras e com a água a 33º C. Um conforto para o vento frio do local.

Termas de Puritama – água quente a mais de 3.000 m de altitude - Chile

Ficamos lá das 10 h às 14h30. Comemos por lá mesmo.

Almoço nas termas

Como tem turista europeu! Muito mais do que da própria América do Sul. Acho que é por ter muita opção de trekking e de montanhismo por aqui, coisas que eles adoram.
Conhecemos um grupo de nove franceses, e eles disseram que iriam subir o Vulcão Licancabur. A expectativa era de subir em sete horas e de descer em três horas.

Marcio com os franceses numa das piscinas das Termas de Puritana - Chile

Sobre esse vulcão, observamos que quando estivemos aqui há dez dias tinha neve no topo, situação que não se observa agora.
Voltei para a cidade com um sono absurdo. Quando chegamos a San Pedro de Atacama já eram mais de 15 h. Dormimos e acordamos lá pelas 17 h.
Fizemos um happy-hour, com vinho e frios que havíamos comprado em Calama. Os austríacos curtiram a bossa que toquei no violão.

Matando a saudade do violão – San Pedro de Atacama - Chile

Saímos para trocar dinheiro e, como se trata de San Pedro de Atacama, a situação favorável que estávamos encontrando até agora com a subida do dólar acabou. Vendemos o dólar a CH$ 560,00.
Compramos pastéis para complementar o jantar. Às 21h30 estávamos prontos na loja do tour astronômico.
Não demorou e chegaram mais de vinte turistas, além do guia para nos levar ao local de observação.
Fomos num microônibus e, depois de 15 minutos, estávamos fora da cidade, num observatório astronômico de verdade, cheio de telescópios para todos os gostos, alguns deles bem grandes.
Astrônomo fazendo fotos da lua com as câmeras dos turistas

Fomos recebidos por uma mulher, a esposa do astrônomo dono do local.
As orientações começaram em espanhol e em inglês. Depois, o grupo foi dividido em dois, um do idioma inglês e outro do idioma espanhol, onde ficamos. Descobrimos que havia um casal de brasileiros, de São Paulo.
Recebemos dicas gerais sobre o céu, sobre as estrelas (astros com luz própria e enormes), planetas (corpos sem luz própria e pequenos, em relação às estrelas), latitude, longitude e a posição distinta destes corpos celestes em diferentes regiões da terra. As estrelas chamadas de Três Marias no Brasil e na Espanha são conhecidas como Cinturão de Órion. Foi muito legal ver a lua como na televisão, com as crateras bem nítidas.
No fim das explicações, pudemos ver algumas formações estrelares e o planta Júpiter.
A visualização foi um pouco prejudicada pela claridade da lua, que atrapalhou um pouco a nitidez dos outros astros. Mas pelo menos vimos a lua. O ideal é fazer a observação com a lua e depois sem ela, em outra ocasião.

Visualização de planetas

Foto tirada com ISO 6.200 na nossa máquina nova. Parece dia, mas é noite.

Foto da lua, tirada na objetiva do telescópio do astrônomo

Depois, o grupo foi servido de chá, chocolate quente e café numa oca com um buraco no teto, para observações do céu a olho nú. Ouvimos mais orientações.

Em seguida, o motorista nos devolveu ao centro de San Pedro de Atacama.

Agora é dormir, para amanhã deixar o Chile rumo à Argentina.

No almoço, acontecido nas Termas de Puritama, fizemos sanduíches com a lasanha que sobrou do jantar de ontem. Utilizamos pão sírio e ficou uma delícia. Quando estamos de férias e à toa, tudo é lindo e maravilhoso. Se pudéssemos ser e sentir sempre assim....

Da saída das termas até o local onde a maioria das pessoas estaciona o carro tem-se que caminhar por uma subida íngreme e acidentada. Como nosso carro é um 4x4, conseguimos descer e parar bem em frente à entrada.

Essa sorte não teve o grupo de franceses, que até isopor com comida levou para o local. Uma farofa organizada.

Vendo o sofrimento deles carregando aquela geladeira morro acima, parei e ofereci carona para a grande caixa, que foi a única coisa que coube no nosso já lotado carro, depois de empurrarmos nossas coisas para o canto. Ficaram felicíssimos de se livrarem daquela mala sem alça.

A nossa vizinha de quarto austríaca era muito parecida com a atriz americana Jodie Foster.