domingo, 9 de junho de 2013

(083) 2012 - Viagem ao Peru, Equador e Bolívia - EQUADOR: VOLTANDO PARA O PERU, MAS VISITANDO A AMAZÔNIA EQUATORIANA, A RESERVA FAUNÍSTICA CHIMBORAZO (ONDE FICA O VULCÃO DE MESMO NOME) E PASSEANDO DE TREM EM ALAUSÍ

25º DIA – 28.09.2012 – 6ª feira

(EQUADOR: Baños – Puyo - Riobamba)

Tomamos café e conversamos sobre o Vulcão Tungurahua -- e as suas erupções -- com uma funcionária do hotel.

Diferentemente do que a mídia divulga, ou do que a população quer ver, trata-se de um vulcão calmo e a cidade não é penalizada com suas cinzas. Ambato e Riobamba, sim, sofrem com as cinzas.

Mesmo assim, em Baños há abrigos seguros.

Segundo a funcionária, todas as vezes que há risco, a população deve seguir em direção à cidade de Puyo, na Amazônia Equatoriana, e não para a Rodovia Pan-americana.

Fizemos a massagem relaxante contratada ontem, que custou-nos, por 1 hora, US$ 30,00/pessoa mais 22% de imposto. Foi ótimo e bem pago!

Tentei colocar as fotos no Blog, mas o Wi-Fi era péssimo e não consegui. Um absurdo, um hotel tão grande e bom, mas sem o básico!

Deixamos o hotel e fomos ao Mirador das Antenas, para ficarmos de frente para o Vulcão Tungurahua, mas estava a maior neblina e não vimos nada.

Não perdemos a viagem, pois pudemos ver as plantações ao longo do trajeto e apreciar as montanhas e a cidade de Baños lá embaixo.

Algumas culturas ficam em estufas em lugares muito íngremes.

Cachoeira da Virgem vista do Hotel Sangay – Baños - Equador

Voltando do Mirante das Antenas: não conseguimos ver o Vulcão Tungurahua

Cidade de Baños e o Tungurahua encoberto - Equador

Quando retornamos do Mirador das Antenas, fomos conhecer a cidade de Puyo, na Amazônia Equatoriana – também conhecida como Oriente pelos nativos.

Almoçamos na estrada, no Restaurante La Casa de Aura.

No caminho para Puyo, vimos algumas frutas diferentes e paramos para que eu experimentasse. Provei o tomate de árvore, meio doce, mas não gostei muito. Vi, mas não provei, a vavaca, parecida com uma carambola grande.

No deslocamento para Puyo, também passamos por vários túneis e cachoeiras. Reparamos que poucos motoristas ascendem os faróis quando atravessam os túneis.

Numa das cachoeiras, a Véu de Noiva, cruzamos o cânion numa gaiola que deslizava numa espécie de tirolesa, aqui chamada tarabita. Foi muito legal e custou US$ 1,00/pessoa.

Cachoeira Véu de Noiva, no trecho entre Baños (nos Andes) e Puyo (na Amazônia) - Equador

A gaiola (tarabita) que deslizava na tirolesa - Equador

No cânion sobre o Rio Claro - Equador

Clênia com a Véu de Noiva ao fundo - Equador

Tentamos visitar um borboletário (mariposario, em espanhol), mas estava fechado. O biólogo responsável tinha viajado.

Consegui fotos de algumas borboletas que estavam pelo jardim e que são lindas.

Borboleta fujona do mariposario

Outdoor incentivando o turismo no país - Equador

O trecho mais interessante da estrada é o que vai até o último túnel (o sétimo) antes de Puyo. A partir dali, já vale a pena retornar a Baños.

A mudança na vegetação e na geografia dos Andes para a Amazônia salta aos olhos. A floresta equatoriana é muito densa e reveste todas as montanhas.

Puyo parece cidade de fronteira: é feia e sem graça.

Retornamos pela mesma estrada, agora com destino a Riobamba, para pernoite. Quando passamos por Baños, demos a maior sorte, pois o tempo estava aberto e pudemos ver o pico nevado do Vulcão Tungurahua.

Pico nevado do Vulcão Tungurahua – Baños - Equador

O trecho entre Baños a Riobamba é muito lento, pelos caminhões e pelas curvas da estrada.

Quando estávamos nos aproximando de Riobamba, fomos premiados com a visão do Vulcão Chimborazo, à direita, e do Vulcão Altar, à frente, com seus cumes nevados e sem nuvens.

Vulcão Chimborazo – próximo à cidade de Riobamba - Equador

Vulcão Altar e a lua cheia – próximo à cidade de Riobamba - Equador

Foi um show! Ainda mais com a lua nos fazendo companhia.

Lua cheia em Riobamba - Equador

Chegamos a Riobamba bem mais rápido do que imaginávamos, às 18 horas, pois o trânsito estava bom.

Aproveitamos para trocar o óleo e o filtro de óleo do carro. Já rodamos 5.000 Km desde que deixamos Cuzco, no Peru.

Do local onde estávamos trocando o óleo, pudemos ver os vulcões Altar e Tungurahua de fora.

Estava frio, mas não tanto quanto há três dias, quando pernoitamos aqui.

Escolhemos o Hotel Marquez del Río, acho que o melhor da cidade. Pelo menos era bem superior ao Hotel El Altar, onde ficamos há 3 dias.

Jantamos bem, no restaurante do próprio hotel. Comi camarão (grande) empanado, ao coco, com arroz.

Camarão empanado, ao coco, com arroz – Riobamba - Equador

O trajeto de Baños a Pyuo é lindo! A estrada vai beirando um cânion com vista deslumbrante.
Parece que aqui no Equador ainda comercializam o Niva, o jipe da Lada. Vimos um exemplar de 4 portas (este não veio para o Brasil), com motor 1.7i, a gasolina, com injeção eletrônica.
Trocamos o óleo e o filtro de óleo do carro. A lubrificação dos cardãs ficou para amanhã.
Para a troca do óleo tivemos que fazer contas, pois as embalagens daqui vêm na unidade de volume galão (3,78 litros). Tivemos que calcular quantos galões equivaleriam aos 7 litros do cárter (1,85 galões).

Niva 4 portas, motor 1.7i: este não foi vendido no Brasil

26º DIA – 29.09.2012 – Sábado

(EQUADOR: Riobamba - Alausí)

Hoje amanheceu bem nublado e não se via nenhum dos vulcões. Ainda bem que vimos todos ontem.

Dormimos bem, apesar de ter havido uma festa de arrombar no próprio hotel. Como não tínhamos sido informados, reclamei e baixaram o som. Assim, o sono foi tranqüilo.

Tomamos um café bom, por causa do complemento que sempre trazemos conosco. Do hotel, só tinha banana, café, leite, pão e ovo.

Pegamos a estrada para visitar o Vulcão Chimborazo, a 30 Km de Riobamba. Muito perto e muito fácil.

O caminho é fácil de achar, é bem sinalizado, e o vulcão fica na Reserva Faunística Chimborazo.

Vulcão Chimborazo, a 30 Km de Riobamba – Equador. Uma visão espetacular!

Que frio danado!

Depois que se entra na Reserva, é possível ir de carro por 8 Km, por boa estrada de terra, até o primeiro refúgio.

Uma vicunha muito especial – Reserva Faunística Chiborazo - Equador

Paramos o carro no primeiro refúgio e seguimos a pé em direção ao segundo abrigo.

No caminho, há vários memoriais para os montanhistas que se aventuraram na escalada, mas que morreram na missão.

Primeiro refúgio para aqueles que vão escalar o Vulcão Chiborazo – Equador

Como já estávamos perto de 5 mil metros de altitude, faltava oxigênio e o cansaço era imenso. Desistimos e voltamos para o carro.

Na lápide, os nomes dos que morreram tentando escalar o Vulcão Chiborazo

Tentando chegar ao 2º abrigo, mas desistimos

Estávamos a 4.860 m de altitude

O refúgio tem boa estrutura e é gratuito. Há camas, cozinha, lareira e é aquecido. E uma boa oportunidade para aclimatar o organismo à altitude. Afinal, o topo da montanha está a 6.300 m.

Sala do primeiro refúgio

Quarto comunitário do primeiro refúgio

Havia vários grupos visitando o lugar, dentre eles, muitos franceses.

Demos a maior sorte com o tempo aberto e com sol. Estávamos acima das nuvens. Nas cidades abaixo, já estava bem nublado.

Este é um passeio imperdível e fácil de fazer. O grau de dificuldade é baixo, mas falta oxigênio para se aproveitar mais.

Ao meio-dia deixamos a Reserva e seguimos para a cidade de Alausí, ainda no Equador. O percurso foi bem mais rápido do que imaginávamos.

Alausí fica numa depressão, e o atrativo é um passeio de trem pelas montanhas.

Compramos os bilhetes na estação ferroviária. Custaram US$ 25,00/pessoa. Conseguimos para a saída das 15 horas. Há saídas às 8 h, às 11 h e às 15 h, diariamente, exceto às segundas-feiras.

Ferrovia em Alausí - Equador

Antes do passeio, almoçamos no Restaurante El Mesón del Tren, a 500 m da estação.

Entrada do Restaurante El Mesón del Tren – Alausí - Equador

Comemos bem e barato. O almoço todo, com bebidas, camarão e café expresso custou US$ 20,00.

Às 14h40 já estávamos na estação. O trem partiria às 15 horas.

Os vagões são pequenos e as cadeiras não são fixas.

Interior do nosso vagão: as cadeiras não são fixadas no assoalho

O destino do passeio é um ponto nas montanhas conhecido como Nariz do Diabo.
O passeio é guiado e, já no momento da compra do bilhete, os passageiros são distribuídos nos vagões segundo o idioma que falam/entendem. No nosso, as explicações foram passadas somente em espanhol.
Saímos de uma altitude de 2.300 m e baixamos para 1.800 m. Percorrem-se 12 Km em 45 minutos, dos Andes em direção ao litoral.
A ferrovia onde estávamos é conhecida como a mais difícil do mundo, pela dificuldade que foi sua construção.
Foi-nos dito que em breve haverá um passeio de trem de 3 dias e 2 noites, apoiado pelo governo, uma espécie de cruzeiro. Além deste, haverá também outro, dos Andes à Costa, partindo de Riobamba.
Antes do destino final, o trem faz uma parada de alguns minutos para fotos.

Primeira parada do passeio, para fotos - Equador

Quando chegamos ao ponto final, ficamos parados por uma hora. Lá, há museu, paisagem bonita e lanche com bebida, tudo incluído no preço do bilhete.

Brincando no trem – Equador

O retorno para Alausí foi mais rápido que a ida e durou apenas meia hora. Chegamos antes das 18 h.

Paisagem parecida com a do trecho Cuzco – Águas Calientes, no Peru

O trecho é muito parecido com o que vai de Cuzco para Aguas Calientes, passando pelo Vale Sagrado.
Este tour ao Nariz del Diablo é um passeio legal, com conforto e tranqüilo.
Quando retornamos a Alausí, escolhemos a Hosteria La Quinta para o pernoite. Trata-se de uma casa com 100 anos de idade, incrivelmente conservada e com todo conforto.
Pagamos bem (US$ 68,62), em se tratando de Equador, mas muito mais barato do que no Peru e no Brasil.
O quarto é decorado com fotos antigas, de pessoas e de lugares (nas paredes atrás das camas). No teto, lâmpadas dicróicas.

No trajeto da estrada de ferro de Alausí até o Nariz del Diablo, utilizaram o sistema de zig-zag para contornar a impossibilidade de se fazer curvas acentuadas e para manter a declividade em 3%.

Técnica do zig-zag para substituir as curvas acentuadas - Equador

A escolha da Hosteria La Quinta foi atendendo sugestão do rapaz que nos vendeu o bilhete de trem na estação. Pedimos a ele um lugar confortável e que tivesse garagem para o carro.