quinta-feira, 13 de junho de 2013

(095) 2012 - Viagem ao Peru, Equador e Bolívia - BRASIL: FOZ DO IGUAÇU (COM VISITA AO PARAGUAI PARA UMAS COMPRINHAS) E RETORNO PARA BRASÍLIA

48º DIA – 21.10.2012 – Domingo
(BRASIL: Foz do Iguaçu-PR)

Dormimos bem e tomamos um belo café da manhã, que só no Brasil tem.
O melhor foi sentir o sabor do nosso suco de laranja e do pão de queijo. Achei que pão de queijo era coisa só de goianos e de mineiros, mas o daqui é mais divino. Como comi!
Pegamos o ônibus para Ciudad Del Este na calçada em frente do hotel. É um ônibus urbano comum, que circula no Paraguai e em Foz do Iguaçu. Pagamos R$ 3,30 (US$ 1,61) por pessoa.
É muito tranquilo e em 15 minutos já estávamos do lado paraguaio da Ponte da Amizade.
Quando se vai a Ciudad Del Este só para compras não é necessário fazer a migração (carimbar passaporte).
Foi quase perda de tempo a ida, pois só tinham três shoppings e pouquíssimas lojas abertos.
Em dois dos shoppings, o Monalisa e no China, achei parte das coisas que eu queria.
A parte ruim desse passeio é escolher um táxi paraguaio para voltar para o lado brasileiro. Voltamos com o Daniel, numa van, e pagamos R$ 50,00 (US$ 24,39).
Na fronteira brasileira não fomos parados, e 40 minutos depois estávamos no hotel.
Almoçamos no Shopping Cataratas e comemos um bom feijão.
O jantar foi no restaurante japonês Sushi Hokkai. Também próximo ao hotel, serve boa comida em ambiente muito agradável.

Começou hoje o horário de verão no Brasil. Como estamos de férias, não nos afetou ainda.
Fomos ao Paraguai para dar uma olhada nas coisas. A Toyota, que me interessa mesmo, só abrirá amanhã.
No Paraguai, a Clênia comprou mais uma panela da marca Lê Creuset, vasilhas, artefatos de cozinha, etc.
Compramos também uma nova câmera Nikon, a P510, com zoom de 42X. Com bateria reserva e cartão de memória de 4 Gb custou R$ 1.045,50 (US$ 510,00).

49º DIA – 22.10.2012 – 2ª feira

(BRASIL: Foz do Iguaçu-PR – Penápolis-SP)

Fomos ao Paraguai novamente de ônibus. Por ser 2ª feira, o trânsito para a travessia da Ponte da Amizade estava infernal. Levamos mais de meia hora para chegar.
Lá, pegamos um táxi e fomos até a Concessionária Toyotoshi, para o Marcio tentar comprar algumas peças para a Hilux.
Enquanto ele estava fazendo a consulta, fui com o motorista do táxi até um shopping desconhecido nosso, pois queria comprar uma armação para meus óculos. Ele estacionou lá dentro e fomos às lojas. Consegui comprar uma da marca Mínima, por uns US$ 300,00.
Voltamos para pegar o Marcio, que não comprou nada, pois não havia nada para pronta entrega. Além disso, os preços de alumas peças não estavam vantajosos como antes.
Voltamos para Foz do Iguaçu, acabamos de arrumar o carro e começamos nossa viagem de volta para casa.
Paramos para almoçar na Portal Churrascaria, em Cascavel (PR).Comemos muito bem e pagamos pouco: R$ 94,50 (US$ 46,10) para o casal, com as bebidas e as sobremesas incluídas.
A estrada estava boa e conseguimos chegar para o pernoite em Penápolis (SP), a 755 Km de Foz do Iguaçu (PR). Ficamos no Bigs Hotel, por R$ 86,00 (US$ 41,95) a diária.
Descarregamos nossa bagagem do pernoite e saímos a pé para jantar. Comemos na Pizzaria Forno Grill, bem próxima ao hotel.
Agora é dormir, pois amanhã chegaremos em casa.

Na Concessionaria Toyotoshi, depois de algum tempo de pesquisa nos sistemas, veio a informação que não havia para pronta-entrega a maioria das peças que eu procurava. Além disso, vária delas não estavam com preços vantajosos.
Alguma coisa mudou no câmbio ou na política de preços da Toyota, pois em 2008 e 2009 a situação era diferente.
Enquanto aguardava a Clênia retornar com o táxi para me buscar, ainda consultei uma loja de autopeças vizinha (peças do paralelo), mas também não tinham nada da minha lista para pronta-entrega.
No trecho da estrada entre Foz do Iguaçu (PR) e Penápolis (SP), pagamos pedágios caros, cujos preços variaram de R$ 3,20 a R$ 10,70.

50º DIA – 23.10.2012 – 3ª feira
(BRASIL: Penápolis-SP – Brasília-DF)
(por Marcio Giovani)
Último dia de viagem! Logo estaremos chegando em casa e voltando para a nossa rotina.
Tomamos o café da manhã, fizemos o check-out, abastecemos o carro e pegamos estrada.
O dia foi praticamente o deslocamento da cidade de Penápolis (SP) para Brasília (DF), via as cidades de Itumbiara (GO) e de Goiânia(GO).
Paramos para o almoço no Restaurante do Posto Alvorada, em Itumbiara (GO).
Quando passamos por Goiânia (GO) ainda era cedo (por volta das 15 h), e resolvi ainda tentar encontrar algumas peças da Hilux na Concessionária Lince. Não custava nada, já que estávamos passando por lá.
Marcamos o endereço no GPS e chegamos rapidamente.
Diferentemente do que acontece quando compro na Concessionária Kyoto, em Brasília (DF), a Concessionária Lince não tinha sequer a lista de peças do meu carro no sistema, pois ele já tinha mais de 10 anos de fabricação (1997). Tiveram que pedir ao setor competente para retornar o arquivo para o sistema, para, então, realizar meu atendimento.
Nada encontrado para pronta-entrega, voltamos para a estrada e seguimos para Brasília (DF), agora mais perto do que nunca. Ainda demos uma parada na Lanchonete Jerivá de Abadiânia (GO), mas não tinham o pastel assado (pastel Jerivá) no sabor que eu gosto.
Estava anoitecendo e estávamos com fome. Ponderando que nada havia em casa para comer, e que estaríamos mortos de cansados para ainda sairmos, resolvemos tentar comer alguma coisa na Lanchonete Jerivá do Out Let Premium, a 75 Km de casa.
Deu tudo certo! Comemos e eu ainda queria dar umas voltinhas pelas lojas, mas a Clênia, cansadíssima, foi contrária à idéia.
Finalmente chegamos! De porta a porta, rodamos 19.617,27 Km (fonte: GPS Garmin), com velocidade máxima de 152 Km/h.
Agora é descarregar o carro, arrumar as coisas, lavar as roupas e voltar à nossa rotina, com mais um montão de excelentes recordações em nossas cabeças.