sábado, 29 de novembro de 2014

PARTE 11
BRASIL – PASSEANDO EM FLORIANÓPOLIS
32º DIA – 19.10.2014 – Domingo
(BRASIL: Bagé-RS – Florianópolis-SC)
Partimos logo após o café da manhã. Tivemos que fazer uma manobra no portão eletrônico do hotel para sair, pois faltou energia exatamente naquele momento. Eu e a funcionária desmontamos os braços mecânicos que levantam o portão e o abrimos na mão.
Antes de pegarmos estrada, passei em algumas farmácias e comprei três vidros de um medicamento encomendado por um amigo, que só é vendido no sul do país: Epigol, do Laboratório Kraemer.
Caímos na estrada, que durante uma boa parte do tempo estava excelente, vazia, plana e com retas intermináveis (BR-153).
Na hora do almoço, passávamos pela cidade de Pântano Grande (RS) e vimos um daqueles restaurantes de beira de estrada, repleto de carros estacionados. Era o Restaurante Raabelândia. Apostamos, paramos e acertamos.
O local estava quase lotado de pessoas que nos pareceram ser moradores da cidade. O estilo me lembrou o do Restaurante Ki-Filé, lá de Brasília (DF) - Brasil.
Os bifes de filé mignon que pedimos, com salada, arroz e feijão, eram imensos e estavam saborosíssimos. Pagamos R$ 63,25 (US$ 27,03).
Seguimos viagem, passamos por Porto Alegre (RS) e pegamos a BR-101. Devido às obras de duplicação, encontramos trânsito pesado e lento em vários trechos. Ficamos parados por quase uma hora na altura da cidade de Laguna (SC).
Numa dessas paradas por causa das obras, aventamos a possibilidade de, em vez de irmos para Florianópolis (SC), que já conhecemos, ficarmos na Praia do Rosa, antes uns 90 Km.
Fomos para lá. Quando chegamos, já era noite.
O local é cheio de pousadas e restaurantes, espalhados por ladeiras e ruas estreitas e esburacadas.
Depois de algum tempo de procura, percebemos que não havia pousadas na praia, mas apenas no alto das encostas. Teríamos que, diariamente, pegar o carro ou caminhar bastante até o mar, sendo que a volta seria uma cansativa subida.
Desistimos. Já estamos em fim de viagem e nossa preguiça falou mais alto. Queremos mordomia! Merecemos!!
Fomos para Florianópolis (SC). Quando chegamos, já eram quase 22 h. O local inicialmente escolhido foi a Praia de Jurerê, no norte da ilha.
A primeira pousada que visitamos cobrava R$ 400,00 pela diária (US$ 102,70). Achamos caro e fomos para outra, mas todas estavam com o preço elevado.
Estávamos famintos e cansados, e tememos que os poucos restaurantes ainda abertos fechassem durante nossa busca por hospedagem.
Acabamos ficando em Canasvieiras, no Hotel das Palmas, bastante simples mas que nos atendia perfeitamente. A diária estava R$ 80,00 (US$ 20,54), sem o café da manhã.
Deixamos nossas coisas no quarto e saímos para jantar. Retornamos a Jurerê e comemos no Japo Restaurante, de culinária japonesa.
Pedi yakissoba de legumes e a Clênia foi de alguma coisa crua, que ela adora. Achei gostosa a comida, não sei se pela fome, pela hora ou se realmente estava boa. Pagamos R$ 81,40 (US$ 34,79).
33º DIA – 20.10.2014 – 2ª feira
(BRASIL: Florianópolis-SC)
Hoje tivemos que pegar o carro para tomar o café da manhã, pois uma das únicas padarias que o fornecia nessa baixa temporada (Padaria Seven) ficava um pouco distante do hotel.
E para lá fomos nós com nossa bolsinha de complementos, com aveia, banana e farelo de trigo. Pedimos sanduíches, suco e café preto (a Clênia). Custou-nos 14,00 (US$ 5,98).
Voltamos para o hotel, escovamos os dentes e eu marquei uma consulta com uma oftalmologista para hoje à tarde, no Centro. Aquele problema ocorrido em Fray Bentos – Uruguai ainda incomodava e irritava meu olho esquerdo.
Em seguida, deixando a Clênia no hotel, fui trocar o óleo da Hilux, que já havia rodado quase mil quilômetros além do período da troca.

Fachada do Hotel das Palmas – Praia de Canasvieiras – Florianópolis (SC) - BRASIL

Fiz a troca num Posto BR em Canasvieiras mesmo. Foram sete litros do óleo Lubrax Top Turbo + a troca do filtro (que eu levei). Custou R$ 104,00 (US$ 44,44), mais barato que em Brasília (DF).
Quando retornei, a Clênia já tinha saído para a praia. Fui para lá, mas não a encontrei. Fiquei caminhando para lá e para cá, até que ela ligou e combinamos o almoço em um dos restaurantes à beira mar.
Praticamente toda a orla em Canasvieiras está com o mar impróprio para banho. Acho que é o esgoto de tanta residência, hotel, restaurantes e comércio, que certamente é descartado sem qualquer tratamento prévio.
Almoçamos peixe com pirão, arroz e salada no Aldeia do Pirata. Apesar de (teoricamente) ser filé, encontrei várias espinhas no meu pedaço. Juntamente com um suco e uma caipirosca, pagamos R$ 120,00 (US$ 51,28).
Tomamos banho e fomos para o Centro, para minha consulta. Com o GPS foi fácil encontrar o endereço: Clínica de Olhos - Avenida Hercílio Luz, 1.023, sala 2 – Tel: (48) 3222-8907.
Quem me atendeu foi a Dra. Mônica, que no exame que fez acabou encontrando um pequeníssimo corpo estranho embaixo da minha pálpebra esquerda. Retirado, recuperei meu conforto.
Na volta para Canasvieiras, paramos no Floripa Shopping, que ficava no trajeto. Não vimos nada que nos interessasse (estamos chatos para caramba!!).
A Clênia visitou uma loja da VIVO para tentar ajustar o plano do celular dela, mas lhe explicaram que isso só poderia ser feito em Brasília (DF).
Passeando enquanto esperava, avistei uma pista de autorama, coisa que não via praticamente desde minha adolescência. Os carrinhos, apesar de parecerem muito simples, eram bastante velozes.

Pista de autorama no Floripa Shopping – Florianópolis (SC) - BRASIL

Seguimos e paramos novamente um pouco mais adiante no Primavera Garden Center, um Centro Comercial onde existe uma padaria sofisticada chamada O Padeiro de Sevilha. Lá, havia todo tipo de pães e croissants - alguns já recheados -, bolos, tortas e outras guloseimas.
Clênia tomou mais um cafezinho e comprou alguns pães e sanduíches prontos para nosso café da manhã de amanhã. Gastamos R$ 25,00 (US$ 10,68).
Voltamos para a pousada, arrumamos nossas coisas e fomos jantar. Comemos sanduíches no Capetaria Porto Seguro, que fica na Av. das Nações, 265, uma das principais ruas de Canasvieiras.
Trata-se de uma ampla lanchonete, com diversas opções de sanduíches (em enormes pães de hamburger) e de sucos/vitaminas. Pagamos R$ 55,55 (US$ 23,74).