Resolvemos
que em 2014 iríamos até o Uruguai, no nosso carro.
A
escolha deveu-se ao fato de ainda não conhecermos aquele país vizinho e, também,
porque preciso economizar um pouco com viagens, já que gastamos uma pequena
fortuna em JAN2014, quando fomos à Antártida.
Assim,
em DEZ/2013 comecei a ler o capítulo relativo àquele país no Guia do Viajante Independente – América do
Sul (Editora O Viajante/Trilhos &
Montanhas - ISBN 85-87896-02-4), bem como matérias que eram publicadas em
revistas especializadas. A partir dessas leituras, nossos destinos começaram a
ser estabelecidos.
Contribuiram também na escolha dos destinos as fotos e os
comentários postados no Facebook pelo
Sr. Zizo Anis, editor do guia acima mencionado que, oportunamente para nós, estava
viajando pelo Uruguai para a coleta de dados para seu novo Guia. A partir de
seus registros, fui elegendo localidades que me pareceram interessantes.
Posteriormente,
com o lançamento do Guia Uruguai em
JUN/2014 (Editora O Viajante/Trilhos & Montanhas - ISBN 978-85-87896-14-8),
outro polimento foi dado em nosso plano.
Coincidência
ou não, na edição de FEV/2014 da Revista
TAM nas Nuvens saiu reportagem sobre Cabo
Polônio, local sobre o qual Santiago, meu professor de espanhol, já havia
falado a respeito.
Quando
o “desenho” da viagem já estava pronto, a Clênia surgiu com a idéia de
aproveitarmos a proximidade e irmos também até Buenos Aires - Argentina, cidade
que ainda não conhecemos, apesar de já termos ido àquele país em três outras
oportunidades.
Com
isso, tive que extrair alguns dias do roteiro já pronto para a visita à capital
argentina, além de ler a seu respeito no Guia
Visual Folha de São Paulo – Argentina (PubliFolha – ISBN 978-85-7402-993-1).
Um pouquinho sobre o Uruguai
O Brasil
faz fronteira com Uruguai ao sul, no Estado do Rio Grande do Sul. São 985 Km desde a tríplice
fronteira Brasil-Argentina-Uruguai, a oeste, até a foz do Arroio Chuí, nosso ponto extremo sul.
Nosso
vizinho possui apenas 176.215 Km2 de superfície, o que representa
62,54% da área do Rio Grande do Sul (281.748 Km2), ou praticamente a
soma do espaço ocupado por nossos Estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe:
98.312 Km2, 56.585 Km2 e 21.910 Km2,
respectivamente, que totaliza 176.807 Km2.
O
Uruguai divide-se político-administrativamente em 19 Departamentos. São eles:
Departamento
|
Capital
|
Montevidéu
|
Montevidéu
|
Canelones
|
Canelones
|
Maldonado
|
Maldonado
|
Salto
|
Salto
|
Colônia
|
Colônia
do Sacramento
|
Paysandu
|
Paysandu
|
San
José
|
San
José de Mayo
|
Rivera
|
Rivera
|
Tacuarembó
|
Tacuarembó
|
Cerro
Largo
|
Melo
|
Soriano
|
Mercedes
|
Artigas
|
Artigas
|
Rocha
|
Rocha
|
Florida
|
Florida
|
Lavalleja
|
Minas
|
Durazno
|
Durazno
|
Rio
Negro
|
Fray
Bentos
|
Treinta
y Tres
|
Treinta
y Tres
|
Flores
|
Trinidad
|
|
|
Trata-se
de um país de topografia pouquíssimo acidentada. Para se ter uma idéia de como
ele é plano, seu ponto culminante é o Cerro
Catedral (ou Cerro Cordilleira),
que tem 513,66 m
de altura e fica no município de Aiguá, no Departamento de Maldonado. Ele é
mais baixo que o Morro do Corcovado –
onde está a estátua do Cristo Redentor
--, que tem 710 m
e fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ) – Brasil.
A
corrente elétrica é de 220 V, mas com freqüência de 50 Hz (a nossa é 60 Hz), o
que significa, por exemplo, que nosso rádio-relógio digital ou qualquer outro
aparelho elétrico de precisão não funciona adequadamente lá.
Por
isso, deveremos prestar atenção na compra de qualquer eletrônicos, pois o
vice-versa na questão do funcionamento também é verdadeiro. Teremos que
observar em qual freqüência trabalha o equipamento elétrico que eventualmente quisermos
comprar.
A
moeda é o peso uruguaio (neste diário simbolizado como $U), que em
03/ABR/2014 estava com a seguinte cotação: US$ 1,00= $U 22,91; R$ 1,00 = $U
10,05 (Fonte:
Banco Central do Brasil).
O
preço dos combustíveis, segundo consulta realizada na internet em MAR/2014,
estava mais elevado que no mesmo período aqui no Brasil:
- Diesel S-50: $U 39,90/litro = R$ 3,97 =
US$ 1,74 (no Brasil, R$ 2,80);
- Gasolina 95 octanas: $U 41,80/litro = R$
4,16 = US$ 1,82 (no Brasil, R$ 3,15).
Nossos Destinos no Uruguai
Nesta
viagem pretendemos conhecer lugares além dos roteiros propostos nos pacotes
turísticos que são vendidos para aquele país aqui no Brasil, que praticamente
se resumem às cidades de Punta Del Este,
Montevidéu e Colônia do Sacramento.
Além
delas, pretendemos também visitar:
- Parque Nacional Santa Teresa: com
diversas praias, uma fortaleza, Jardim Botânico, invernáculo, roseiral, etc;
- Punta Del Diablo: balneário com praias e
lagoas;
- Cabo Polônio: praia deserta com grande
população de leões-marinhos, dunas, farol, etc.
Pela descrição e fotos,
assemelha-se à nossa Jericoacoara, no
Estado do Ceará, há alguns anos;
- La
Paloma: balneário com praias e lagoa;
- Punta Del Este: internacionalmente famoso
– e turístico – balneário, com cassinos, praias, passeios de barco para ilhas
próximas e visitas a vinícolas;
- Montevidéu: capital, com Centro
Histórico, museus, bares e restaurantes, parques, etc. No trajeto até a capital
uruguaia, visitaremos algumas vinícolas;
- Colônia do Sacramento: cidade histórica,
onde praticamente comoçou a colonização do país. Também possui seu Centro Histórico,
museus, etc.
Deixaremos o carro na
garagem do hotel e pegaremos o ferry
até Buenos Aires (Argentina), onde passaremos quatro dias;
- Fray Bentos e Salto: cidades já com
poucas atrações do nosso interesse, mas que estarão no nosso roteiro de volta
ao Brasil;
- Rivera: Zona Fanca (uma delas), já na
fronteira com o Brasil (Santana do Livramento-RS).
A
partir de cada um desses destinos, sairemos para explorar outros lugares. Pode
ser, também, que no decorrer da viagem novos destinos sejam incluídos por
sugestão de pessoas que venhamos a conhecer.
O carro
O
veículo da viagem será novamente a nossa antiga (17 anos) Toyota Hilux SW4, 3.0
turbo diesel, fiel companheira em muitas aventuras por esse mundão. Com ela já
viajamos por todo o Brasil e por vários países da América do Sul (Chile,
Argentina, Peru, Equador e Bolívia). Quando foi comprada, em 2000, estava com 30.000 Km. Hoje, passados
14 anos, está com mais de 240 mil quilômetros.
Mas essa
talvez seja a viagem “internacional” na qual ela será menos exigida, pois não está
previsto transitarmos por estradas difíceis (como na Bolívia e na Argentina),
nem por grandes altitudes (como praticamente em todos aqueles países que já visitamos
na América do Sul).
Além
disso, pelo já comentado pequeno tamanho do Uruguai, a previsão é de nesta
viagem rodarmos apenas uns 8.200
Km nos 39 dias que ficaremos fora de casa.
Para
se ter uma idéia do quanto representa essa quilometragem prevista para 2014, na
aventura de 2008 (até o Deserto do Atacama) percorremos 11.714 Km (em 32 dias);
na de 2009 (Patagônia e Terra do Fogo), 17.397 Km (em 41 dias);
na de 2012 (Peru, Equador e Bolívia), 19.419 Km (em 50 dias).
As
exigências para a circulação do veículo brasileiro no Uruguai são semelhantes
àquelas feitas pelos nossos já conhecidos países vizinhos. Resumidamente:
- o veículo tem que estar quitado e no nome de um
dos ocupantes;
- portar o Seguro
Carta Verde (falarei sobre ele mais abaixo, no tópico Seguros);
- devem-se portar 2 triângulos (balizas, em espanhol);
- possuir
Estojo de Primeiros Socorros (maletín con elementos de primeros auxilios y seguridad vial);
- circular com o faról baixo aceso;
Seguros (veículo e pessoas)
Outra
questão que sempre gera dúvidas nesse tipo de planejamento é quanto aos
seguros, principalmente o do veículo brasileiro.
Quando
se trata de viagem ao exterior com nosso próprio veículo, praticamente todos os
corretores têm dúvidas quanto às coberturas dos seguros que vendem.
Para
tentar esclarecer um pouco você leitor deste diário, tentarei explicar o que
(acho) aprendi nas minhas pesquisas:
- quando fazemos o Seguro Total de nosso carro, sempre temos a cobertura contra
prejuízos ocorridos no nosso veículo e contra danos que causamos a terceiros, no
território nacional;
- algumas seguradoras, nessa apólice básica, cobrem também prejuízos ocorridos em nosso carro
em outros países, em geral os integrantes do Mercosul;
- se pretendemos ir para o exterior e nossa apólice básica não contempla cobertura
nos países de destino, temos que verificar se nossa seguradora oferece a opção
que é chamada de Extensão de Perímetro.
Essa opção estende a
cobertura para alguns outros países. Esses outros países são estabelecidos por
cada seguradora, e a cobertura de que falamos é apenas para sinistros no
veículo do segurado. O terceiro NÃO estará coberto fora do território
nacional;
- para garantir a cobertura do terceiro, para os
sinistros ocorridos nos países do Mercosul existe o Seguro Carta Verde, obrigatório para quem vai transitar por lá (no
nosso caso neste ano, o Uruguai).
Pode
ser adquirido em algumas seguradoras no Brasil (Sul América e Porto Seguro,
por exemplo), e vale por tempo determinado, em geral por períodos múltiplos de
cinco dias.
O
nosso deste ano foi comprado da Seguradora
Porto Seguro, por R$ 185,34 (US$ 79,21).
Já
há dois anos renovo o seguro da Hilux
com a Seguradora Tókio Marine, que,
além de ser uma das únicas que aceitam segurar meu carro na idade que tem,
também contempla em sua apólice básica
cobertura para todos os países do Mercosul e para o Chile, a Bolívia e a Venezuela.
Nós,
passageiros, também precisamos (e é recomendável) fazer seguro, pois nossos
planos de saúde somente cobrem o território nacional.
Neste
ano, contratamos também a Seguradora
Porto Seguro, pelo qual pagamos R$ 259,03/casal (US$ 110,69).
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