sábado, 29 de novembro de 2014

(103) 2014 - Viagem ao Uruguai - PLANEJAMENTO



Resolvemos que em 2014 iríamos até o Uruguai, no nosso carro.
A escolha deveu-se ao fato de ainda não conhecermos aquele país vizinho e, também, porque preciso economizar um pouco com viagens, já que gastamos uma pequena fortuna em JAN2014, quando fomos à Antártida.
Assim, em DEZ/2013 comecei a ler o capítulo relativo àquele país no Guia do Viajante Independente – América do Sul (Editora O Viajante/Trilhos & Montanhas - ISBN 85-87896-02-4), bem como matérias que eram publicadas em revistas especializadas. A partir dessas leituras, nossos destinos começaram a ser estabelecidos.
Contribuiram também na escolha dos destinos as fotos e os comentários postados no Facebook pelo Sr. Zizo Anis, editor do guia acima mencionado que, oportunamente para nós, estava viajando pelo Uruguai para a coleta de dados para seu novo Guia. A partir de seus registros, fui elegendo localidades que me pareceram interessantes.
Posteriormente, com o lançamento do Guia Uruguai em JUN/2014 (Editora O Viajante/Trilhos & Montanhas - ISBN 978-85-87896-14-8), outro polimento foi dado em nosso plano.
Coincidência ou não, na edição de FEV/2014 da Revista TAM nas Nuvens saiu reportagem sobre Cabo Polônio, local sobre o qual Santiago, meu professor de espanhol, já havia falado a respeito.
Quando o “desenho” da viagem já estava pronto, a Clênia surgiu com a idéia de aproveitarmos a proximidade e irmos também até Buenos Aires - Argentina, cidade que ainda não conhecemos, apesar de já termos ido àquele país em três outras oportunidades.
Com isso, tive que extrair alguns dias do roteiro já pronto para a visita à capital argentina, além de ler a seu respeito no Guia Visual Folha de São Paulo – Argentina (PubliFolha – ISBN 978-85-7402-993-1).
Um pouquinho sobre o Uruguai
O Brasil faz fronteira com Uruguai ao sul, no Estado do Rio Grande do Sul. São 985 Km desde a tríplice fronteira Brasil-Argentina-Uruguai, a oeste, até a foz do Arroio Chuí, nosso ponto extremo sul.
Nosso vizinho possui apenas 176.215 Km2 de superfície, o que representa 62,54% da área do Rio Grande do Sul (281.748 Km2), ou praticamente a soma do espaço ocupado por nossos Estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe: 98.312 Km2, 56.585 Km2 e 21.910 Km2, respectivamente, que totaliza 176.807 Km2.
O Uruguai divide-se político-administrativamente em 19 Departamentos. São eles:


Departamento
Capital
Montevidéu
Montevidéu
Canelones
Canelones
Maldonado
Maldonado
Salto
Salto
Colônia
Colônia do Sacramento
Paysandu
Paysandu
San José
San José de Mayo
Rivera
Rivera
Tacuarembó
Tacuarembó
Cerro Largo
Melo
Soriano
Mercedes
Artigas
Artigas
Rocha
Rocha
Florida
Florida
Lavalleja
Minas

Durazno
Durazno
Rio Negro
Fray Bentos
Treinta y Tres
Treinta y Tres
Flores
Trinidad




Trata-se de um país de topografia pouquíssimo acidentada. Para se ter uma idéia de como ele é plano, seu ponto culminante é o Cerro Catedral (ou Cerro Cordilleira), que tem 513,66 m de altura e fica no município de Aiguá, no Departamento de Maldonado. Ele é mais baixo que o Morro do Corcovado – onde está a estátua do Cristo Redentor --, que tem 710 m e fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ) – Brasil.
A corrente elétrica é de 220 V, mas com freqüência de 50 Hz (a nossa é 60 Hz), o que significa, por exemplo, que nosso rádio-relógio digital ou qualquer outro aparelho elétrico de precisão não funciona adequadamente lá.
Por isso, deveremos prestar atenção na compra de qualquer eletrônicos, pois o vice-versa na questão do funcionamento também é verdadeiro. Teremos que observar em qual freqüência trabalha o equipamento elétrico que eventualmente quisermos comprar.
A moeda é o peso uruguaio (neste diário simbolizado como $U), que em 03/ABR/2014 estava com a seguinte cotação: US$ 1,00= $U 22,91; R$ 1,00 = $U 10,05 (Fonte: Banco Central do Brasil).
O preço dos combustíveis, segundo consulta realizada na internet em MAR/2014, estava mais elevado que no mesmo período aqui no Brasil:
- Diesel S-50: $U 39,90/litro = R$ 3,97 = US$ 1,74 (no Brasil, R$ 2,80);
- Gasolina 95 octanas: $U 41,80/litro = R$ 4,16 = US$ 1,82 (no Brasil, R$ 3,15).
Nossos Destinos no Uruguai
Nesta viagem pretendemos conhecer lugares além dos roteiros propostos nos pacotes turísticos que são vendidos para aquele país aqui no Brasil, que praticamente se resumem às cidades de Punta Del Este, Montevidéu e Colônia do Sacramento.
Além delas, pretendemos também visitar:
- Parque Nacional Santa Teresa: com diversas praias, uma fortaleza, Jardim Botânico, invernáculo, roseiral, etc;
- Punta Del Diablo: balneário com praias e lagoas;
- Cabo Polônio: praia deserta com grande população de leões-marinhos, dunas, farol, etc.
Pela descrição e fotos, assemelha-se à nossa Jericoacoara, no Estado do Ceará, há alguns anos;
- La Paloma: balneário com praias e lagoa;
- Punta Del Este: internacionalmente famoso – e turístico – balneário, com cassinos, praias, passeios de barco para ilhas próximas e visitas a vinícolas;
- Montevidéu: capital, com Centro Histórico, museus, bares e restaurantes, parques, etc. No trajeto até a capital uruguaia, visitaremos algumas vinícolas;
- Colônia do Sacramento: cidade histórica, onde praticamente comoçou a colonização do país. Também possui seu Centro Histórico, museus, etc.
Deixaremos o carro na garagem do hotel e pegaremos o ferry até Buenos Aires (Argentina), onde passaremos quatro dias;
- Fray Bentos e Salto: cidades já com poucas atrações do nosso interesse, mas que estarão no nosso roteiro de volta ao Brasil;
- Rivera: Zona Fanca (uma delas), já na fronteira com o Brasil (Santana do Livramento-RS).
A partir de cada um desses destinos, sairemos para explorar outros lugares. Pode ser, também, que no decorrer da viagem novos destinos sejam incluídos por sugestão de pessoas que venhamos a conhecer.
O carro
O veículo da viagem será novamente a nossa antiga (17 anos) Toyota Hilux SW4, 3.0 turbo diesel, fiel companheira em muitas aventuras por esse mundão. Com ela já viajamos por todo o Brasil e por vários países da América do Sul (Chile, Argentina, Peru, Equador e Bolívia). Quando foi comprada, em 2000, estava com 30.000 Km. Hoje, passados 14 anos, está com mais de 240 mil quilômetros.
Mas essa talvez seja a viagem “internacional” na qual ela será menos exigida, pois não está previsto transitarmos por estradas difíceis (como na Bolívia e na Argentina), nem por grandes altitudes (como praticamente em todos aqueles países que já visitamos na América do Sul).
Além disso, pelo já comentado pequeno tamanho do Uruguai, a previsão é de nesta viagem rodarmos apenas uns 8.200 Km nos 39 dias que ficaremos fora de casa.
Para se ter uma idéia do quanto representa essa quilometragem prevista para 2014, na aventura de 2008 (até o Deserto do Atacama) percorremos 11.714 Km (em 32 dias); na de 2009 (Patagônia e Terra do Fogo), 17.397 Km (em 41 dias); na de 2012 (Peru, Equador e Bolívia), 19.419 Km (em 50 dias).
As exigências para a circulação do veículo brasileiro no Uruguai são semelhantes àquelas feitas pelos nossos já conhecidos países vizinhos. Resumidamente:
- o veículo tem que estar quitado e no nome de um dos ocupantes;
- portar o Seguro Carta Verde (falarei sobre ele mais abaixo, no tópico Seguros);
- devem-se portar 2 triângulos (balizas, em espanhol);
- possuir Estojo de Primeiros Socorros (maletín con elementos de primeros auxilios y seguridad vial);
- circular com o faról baixo aceso;
Seguros (veículo e pessoas)
Outra questão que sempre gera dúvidas nesse tipo de planejamento é quanto aos seguros, principalmente o do veículo brasileiro.
Quando se trata de viagem ao exterior com nosso próprio veículo, praticamente todos os corretores têm dúvidas quanto às coberturas dos seguros que vendem.
Para tentar esclarecer um pouco você leitor deste diário, tentarei explicar o que (acho) aprendi nas minhas pesquisas:
- quando fazemos o Seguro Total de nosso carro, sempre temos a cobertura contra prejuízos ocorridos no nosso veículo e contra danos que causamos a terceiros, no território nacional;
- algumas seguradoras, nessa apólice básica, cobrem também prejuízos ocorridos em nosso carro em outros países, em geral os integrantes do Mercosul;
- se pretendemos ir para o exterior e nossa apólice básica não contempla cobertura nos países de destino, temos que verificar se nossa seguradora oferece a opção que é chamada de Extensão de Perímetro.
Essa opção estende a cobertura para alguns outros países. Esses outros países são estabelecidos por cada seguradora, e a cobertura de que falamos é apenas para sinistros no veículo do segurado. O terceiro NÃO estará coberto fora do território nacional;
- para garantir a cobertura do terceiro, para os sinistros ocorridos nos países do Mercosul existe o Seguro Carta Verde, obrigatório para quem vai transitar por lá (no nosso caso neste ano, o Uruguai).
Pode ser adquirido em algumas seguradoras no Brasil (Sul América e Porto Seguro, por exemplo), e vale por tempo determinado, em geral por períodos múltiplos de cinco dias.
O nosso deste ano foi comprado da Seguradora Porto Seguro, por R$ 185,34 (US$ 79,21).
Já há dois anos renovo o seguro da Hilux com a Seguradora Tókio Marine, que, além de ser uma das únicas que aceitam segurar meu carro na idade que tem, também contempla em sua apólice básica cobertura para todos os países do Mercosul e para o Chile, a Bolívia e a Venezuela.
Nós, passageiros, também precisamos (e é recomendável) fazer seguro, pois nossos planos de saúde somente cobrem o território nacional.
Neste ano, contratamos também a Seguradora Porto Seguro, pelo qual pagamos R$ 259,03/casal (US$ 110,69).

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