sábado, 29 de novembro de 2014

(108) 2014 - Viagem ao Uruguai - PARTE 2 - URUGUAI - PUNTA DEL DIABLO E ARREDORES

PARTE 2
URUGUAI – PUNTA DEL DIABLO E ARREDORES
5º DIA – 22.09.2014 – 2ª feira
(URUGUAI: Punta Del Diablo)
Hoje não tivemos pressa em sair do nosso ninho. Dormimos bem e confortáveis.
Fizemos nosso café da manhã como em casa, com vitamina de frutas e sanduíches.
Depois, fomos conhecer o Parque Nacional Santa Teresa, que fica distante apenas 9 Km.

No Parque Nacional Santa Teresa – Departamento Rocha - URUGUAI

O local é administrado pelo exército e as construções são quase todas de pedras. O ingresso é grátis, bastando informar o número de um documento de identificação.
Visitamos a estufa, o museu e um pequeno zoológico, onde havia um enorme viveiro repleto de aves locais. Clênia não gostou nada, pois elas estavam em cativeiro.
Fomos a duas praias, uma delas com uma torre para observação de baleias. A outra praia visitada foi a Playa Del Barco (S= 34º 00.019’/W = 053º 32.076’/h = 14 m), assim chamada pois havia um pedaço da proa de um barco que naufragou no local. Não a vimos!!

Praia onde há uma torre para observação de baleias – Pq. Santa Teresa - URUGUAI

Praia do Barco – Pq. Nacional Santa Teresa - URUGUAI

Em ambas as praias estava frio e o vento em nada nos animou para outra coisa senão uma pequena caminhada.
Almoçamos no único restaurante local, que ficava logo na entrada do parque (Restaurante y Parrillada Capatacía), mas a comida não era boa. E ainda pagamos $U 685,00 (US$ 28,54/R$ 66,79).
Voltamos para nossa cabana e dormimos um pouco. Quando acordamos, fomos caminhar pelo povoado.
O local está bastante vazio e com quase nada funcionando devido a ainda ser baixa temporada. Percebemos que todos os locais são bastante rústicos, com as ruas de terra.
Havia muitas cabanas para aluguar, todas com estrutura completa para que o próprio hóspede cuide de suas refeições.
Na volta, conversamos sobre o que estávamos achando do local e da estrutura. Após esse “papo cabeça”, resolvemos antecipar em um dia nossa partida daqui, além de alterar parte do roteiro incialmente programado: ficaremos menos um dia em Cabo Polônio e não iremos a La Paloma.
Resolvemos dessa forma, pois concordamos que não seria agradável ficar em um local de praia com frio e sem qualquer possibilidade de lazer.
Usando o Wi-Fi da nossa cabana, a Clênia entrou na internet e cancelou nossa reserva em La Paloma.
Jantamos sanduíches na própria cabana, pois não nos animamos em conhecer os poucos restaurantes que vimos abertos durante a caminhada da tarde.
6º DIA – 23.09.2014 – 3ª feira
(URUGUAI: Punta Del Diablo)
Nosso primeiro destino de hoje foi um Mirador de Aves, distante uns 20 Km da cabana, no sentido da cidade de Chuy.
Trata-se de um pequeno abrigo às margens de uma estrada de terra, ao lado de uma planície alagada e com aves de todos os tipos.
Ficamos por lá uns 90 minutos, quando a Clênia fez a festa com a câmera fotográfica.

Local para observação de aves – Departamento Rocha - URUGUAI

De dentro da “casinha”, era assim que eu via a Clênia, empolgada - URUGUAI

Um dos tesouros que teve a sorte de cair na lente da Clênia - URUGUAI

Na volta, fomos conhecer a Laguna Negra, uma lagoa imensa quase ao lado da rodovia R-09.
No caminho para a laguna, e ainda na Ruta 9, passamos por algo muito interessante e inteligente: uma adaptação da estrada para servir de pista de pouso em caso de emergência.
 Parte da rodovia pode ser utilizada como pista de pouso – Ruta 9 – URUGUAI

E a rodovia se transforma num aeroporto de emergência – Ruta 9 - URUGUAI

Retornamos para o povoado de Punta Del Diablo e almoçamos no Il Tano. Clênia pediu o meu prato do jantar de anteontem; eu fui de entrecote com legumes.

Minha carne estava com muita gordura nas laterais, aliás como está sendo habitual por essas bandas. Tomamos vinho tinto e pagamos $U 1.320,00 (US$ 55,00/R$ 128,70).

Il Tano – Punta Del Diablo – Departamento Rocha - URUGUAI

No Il Tano, esperando os pratos e estudando o rótulo do vinho – Punta Del Diablo - URUGUAI

Ao sairmos, combinamos jantar pizza, que seria preparada especialmente para nós, já que não consta do cardápio normal deles.
No Il Tano funciona também uma pousada.

Vemos muitos veículos antigos em pleno funcionamento no Uruguai

Demos uma dormidinha e saímos para conhecer a Fortaleza Santa Teresa (S = 33º 58.327’/W = 053º 33.010’/h = 64 m). Os ingressos custaram $U 60,00 (US$ 2,50/R$ 5,85).
Trata-se de um forte do ano de 1760, bastante conservado e com uma vista deslumbrande dos arredores. Dentro, pode-se percorrer os diversos pontos da fortificação, tais como as torres de vigilância, a casa de munição, os quartos, a enfermaria, a igreja, o refeitório, etc.

Entrada da Fortaleza Santa Teresa – Departamento Rocha - URUGUAI

Torre de vigilância da Fortaleza Santa Teresa – Departamento Rocha - URUGUAI

Pátio interno da Fortaleza Santa Teresa – Departamento Rocha – URUGUAI

Ficamos por lá até o pôr do sol. Clênia aproveitou, mais uma vez, para fotografar pássaros.

Vista dos arredores da Fortaleza Santa Teresa – Departamento Rocha - URUGUAI

Ao sairmos, colamos nosso adesivo na porta de vidro de uma lanchonete ao lado da fortaleza, já repleta de outros de pessoas que tiveram a mesma idéia.

Registro de nossa passagem pela Fortaleza Santa Teresa – Departamento Rocha - URUGUAI

Conforme combinado, fomos ao Il Tano para comermos a pizza encomendada no almoço. Não estava maravilhosa, mas apenas boa. Aliás, pizza é como sexo: mesmo ruim é bom. Pagamos $U 648,00 (US$ 27,00/R$ 63,18).

Na hora de deixarmos o restaurante, estava caindo a maior chuva. E nós sem o carro.
O proprietário, gentilmente, nos deu uma carona até a pousada. Ele é casado com a Gimena (que atua como garçonete), que já tem a pequena Catalina e está grávida do segundo filho, que deve nascer em novembro próximo.
No caminho, ele nos explicou o que o nome Il Tano significa: tano é como os argentinos chamam os italianos imigrantes, uma abreviatura de “napolitano”, cidade de onde vieram os primeiros deles.
Amanhã partiremos para Cabo Polônio.